Encontre ideias relacionadas a Educação Infantil. Acredito sempre que uma ideia puxa outra, e assim vamos compartilhando e aprendendo ainda mais.
segunda-feira, 7 de setembro de 2009
Cesta ecológica
Você só vai precisar de jornais velhos e uma caixa, do tamanho que desejar.
enrole os jornais em forma de canudos, depois só cola- los na caixa e passar um vernis para dar resistencia.
domingo, 16 de agosto de 2009
CANTINHOS...
Um aspecto importante na Educação Infantil é a questão do espaço onde vamos trabalhar no dia-a-dia da sala de aula.
O espaço possibilita à criança a administração dos materiais disponíveis na escola, construindo conceitos importantes de organização e de responsabilidade. Mesmo com pouco recurso não podemos deixar nossas crianças em um ambiente triste sem cor, a idéia é forrar caixas, reformar, aproveitar o que a escola já oferece e por a mão na massa.
Foi o que fiz...
Veja a arara feita com duas latas de mucilon ou de tinta se desejar, só enche-las de cimento usar duas ripas um cabo de vasoura e está pronto seu cantinho da fantasia.
Caixas de papelão forradas com E.V.A, um banco antigo pintado, caixa de supermercado doadas com pedaços de E.V.A, realçando suas formas geométricas
Um cantindo para os livros, bem ao alcance da criança.
A pintura de fundo da parede foi feita com tinta guache.
terça-feira, 11 de agosto de 2009
SUGESTÃO PARA DIA DOS PAIS
domingo, 7 de junho de 2009
RECICLANDO JORNAIS COM OS PEQUENINOS!
Primeira aula:
Peça as crianças para levarem jornais para sala de aula, com o material em sala, dê uma tesoura para cada, oriente para que recortem muitas tiras de jornais, recolha tudo e guarde. Não tenha pressa as crianças vão adorar!
Segunda aula:
Pegue as tiras já recortadas pela turma e faça uma goma para a colagem. Para fazer a goma basta 1 xícara de trigo ou maisena e 1 litro de água , assim que a água ferver despeje o trigo ou maisena já dissolvido em agua fria. Mexa até adquirir um mingal.Ponha a goma em boa quantidade para que as crianças possam usar ainda morna.
Agora você pode escolher uma forma para a colagem das tiras, aqui usamos um prato de alumínio virado para baixo. Auxilie para que as crianças passem a goma em toda tira colando- as cruzadas, todo prato deve ser coberto com uma grande quantidade de tiras , quanto mais, mais resistente ficará a peça apos a secagem.
Terceira aula:
Apos a secagem retire com a tesoura as sobras das tiras em torno da peça.
Pinte toda peça com uma cor de fundo, optamos em utilizar a cor preta, o branco tambem ficaria legal.
Quarta aula:
Após a secagem escolha um tema com as crianças aqui escolhemos os frutos do pomar da vovó Maria.
Cada criança vai desenhar livremente ou receber moldes vazados para concluir sua peça.
O professor deve passar um verniz após a secagem e fazer uma bela exposição de todo trabalho, as crianças podem contar para outras crianças, passo a passo das atividades.
Projeto: Aprendendo com a Vovó
EMEF: Itaparica fotos 2008
sábado, 6 de junho de 2009
TANGRAM
TANGRAM
Tangram é um quebra-cabeça chinês formado por 7 peças (5 triângulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo)
Com essas peças podemos formar várias figuras,
utilizando todas elas e sem sobrepô-las.
Esse quebra-cabeça, também conhecido como jogo das sete peças, é utilizado pelos professores de matemática como instrumento facilitador da compreensão das formas geométricas. Além de facilitar o estudo da geometria, ele desenvolve a criatividade e o raciocínio lógico, que também são fundamentais para o estudo da matemática.
Existem várias lendas sobre o surgimento do Tangram. Diz algumas escrituras que: uma pedra preciosa se desfez em sete pedaços e com eles era possível formar várias formas (animais, plantas, pessoas) outra diz que um imperador deixou o seu espelho cair, e esse se desfez em 7 pedaços que poderiam ser usados para formar várias figuras. A verdade é que não se sabe ao certo como surgiu o Tangram.