Páginas

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Cesta ecológica


Você só vai precisar de jornais velhos e uma caixa, do tamanho que desejar.
enrole os jornais em forma de canudos, depois só cola- los na caixa e passar um vernis para dar resistencia.

domingo, 16 de agosto de 2009

CANTINHOS...



Um aspecto importante na Educação Infantil é a questão do espaço onde vamos trabalhar no dia-a-dia da sala de aula.


O espaço possibilita à criança a administração dos materiais disponíveis na escola, construindo conceitos importantes de organização e de responsabilidade. Mesmo com pouco recurso não podemos deixar nossas crianças em um ambiente triste sem cor, a idéia é forrar caixas, reformar, aproveitar o que a escola já oferece e por a mão na massa.

Foi o que fiz...

Veja a arara feita com duas latas de mucilon ou de tinta se desejar, só enche-las de cimento usar duas ripas um cabo de vasoura e está pronto seu cantinho da fantasia.


Caixas de papelão forradas com E.V.A, um banco antigo pintado, caixa de supermercado doadas com pedaços de E.V.A, realçando suas formas geométricas

Um cantindo para os livros, bem ao alcance da criança.

A pintura de fundo da parede foi feita com tinta guache.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

SUGESTÃO PARA DIA DOS PAIS







Objetivo do trabalho:
-Proporcionar um momento afetivo com o pai ou figura masculina da família.

-Promover a criatividade, através das perguntas e respostas da brincadeira (Cadê o toucinho que estava aqui?)cada página foi ilustrada pela criança aos poucos, como uma atividade artística, lembrando que a produção final será um livro para se presentear ao homenageado (pai, padrasto,tio, avô...)

-Valorizar a cultura popular brasileira (folclore). Resgate da brincadeira

Cadê o toucinho que estava aqui?
O gato comeu.
Cadê o gato?
Tá no mato.
Cadê o mato?
Pegou fogo.
Cadê o fogo?
A água apagou.
Cadê a água?
O boi bebeu.
Cadê o boi?
Tá no curral.
Cadê o curral?
A galinha está ciscando.
Cadê a galinha?
Tá botando ovo.
Cadê o ovo?
O padre bebeu.
Cadê o padre?
Tá celebrando a missa.
Cadê a missa?
Acabou.
Cadê o povo que estava na missa?

Obs: A criança após essa última pergunta vai fazer muitas cosquinhas na pessoa que ela presenteou o livro, segurando na mão da pessoa dizendo: Foi por aqui, por aqui e por aqui.













































A capa foi feita pelo professor para valorizar todo conteúdo produzido pelo aluno.


AVALIAÇÃO:
Observei grande participação da turma, criatividade e
 algumas falas relacionadas ao pai após o retorno da data comemorativa, a maior parte da turma falou que brincou com o pai, outros falavam do avô e até mesmo irmão e mãe, deixei bem claro as crianças a questão dos pais que estão ausentes e dos que ocupam esse papel, o mais importante foi esse contado de brincar e sorrir em família e sentir a valorização de suas proprias produções. O fato das crianças brincarem entre si depois com sua família foi gratificante demais.

domingo, 7 de junho de 2009

RECICLANDO JORNAIS COM OS PEQUENINOS!


COMO FAZER?
Primeira aula:

Peça as crianças para levarem jornais para sala de aula, com o material em sala, dê uma tesoura para cada, oriente para que recortem muitas tiras de jornais, recolha tudo e guarde. Não tenha pressa as crianças vão adorar!

Segunda aula:

Pegue as tiras já recortadas pela turma e faça uma goma para a colagem. Para fazer a goma basta 1 xícara de trigo ou maisena e 1 litro de água , assim que a água ferver despeje o trigo ou maisena já dissolvido em agua fria. Mexa até adquirir um mingal.Ponha a goma em boa quantidade para que as crianças possam usar ainda morna.
Agora você pode escolher uma forma para a colagem das tiras, aqui usamos um prato de alumínio virado para baixo. Auxilie para que as crianças passem a goma em toda tira colando- as cruzadas, todo prato deve ser coberto com uma grande quantidade de tiras , quanto mais, mais resistente ficará a peça apos a secagem.

Terceira aula:

Apos a secagem retire com a tesoura as sobras das tiras em torno da peça.
Pinte toda peça com uma cor de fundo, optamos em utilizar a cor preta, o branco tambem ficaria legal.

Quarta aula:


Após a secagem escolha um tema com as crianças aqui escolhemos os frutos do pomar da vovó Maria.
Cada criança vai desenhar livremente ou receber moldes vazados para concluir sua peça.
O professor deve passar um verniz após a secagem e fazer uma bela exposição de todo trabalho, as crianças podem contar para outras crianças, passo a passo das atividades.

Projeto: Aprendendo com a Vovó
EMEF: Itaparica fotos 2008

sábado, 6 de junho de 2009

TANGRAM

Aqui as crianças do infantil, grupo 5 da EMEF ITAPARICA são oportunizadas a participarem da construção do seu Tangram.

TANGRAM


Tangram é um quebra-cabeça chinês formado por 7 peças (5 triângulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo)



Com essas peças podemos formar várias figuras,

utilizando todas elas e sem sobrepô-las.

Segundo a Enciclopédia do Tangram é possível montar mais de 1700 figuras com as 7 peças.



Esse quebra-cabeça, também conhecido como jogo das sete peças, é utilizado pelos professores de matemática como instrumento facilitador da compreensão das formas geométricas. Além de facilitar o estudo da geometria, ele desenvolve a criatividade e o raciocínio lógico, que também são fundamentais para o estudo da matemática.
Existem várias lendas sobre o surgimento do Tangram. Diz algumas escrituras que: uma pedra preciosa se desfez em sete pedaços e com eles era possível formar várias formas (animais, plantas, pessoas) outra diz que um imperador deixou o seu espelho cair, e esse se desfez em 7 pedaços que poderiam ser usados para formar várias figuras. A verdade é que não se sabe ao certo como surgiu o Tangram.