Peça as crianças para levarem jornais para sala de aula, com o material em sala, dê uma tesoura para cada, oriente para que recortem muitas tiras de jornais, recolha tudo e guarde. Não tenha pressa as crianças vão adorar!
Segunda aula:
Pegue as tiras já recortadas pela turma e faça uma goma para a colagem. Para fazer a goma basta 1 xícara de trigo ou maisena e 1 litro de água , assim que a água ferver despeje o trigo ou maisena já dissolvido em agua fria. Mexa até adquirir um mingal.Ponha a goma em boa quantidade para que as crianças possam usar ainda morna. Agora você pode escolher uma forma para a colagem das tiras, aqui usamos um prato de alumínio virado para baixo. Auxilie para que as crianças passem a goma em toda tira colando- as cruzadas, todo prato deve ser coberto com uma grande quantidade de tiras , quanto mais, mais resistente ficará a peça apos a secagem.
Terceira aula:
Apos a secagem retire com a tesoura as sobras das tiras em torno da peça. Pinte toda peça com uma cor de fundo, optamos em utilizar a cor preta, o branco tambem ficaria legal. Quarta aula:
Após a secagem escolha um tema com as crianças aqui escolhemos os frutos do pomar da vovó Maria. Cada criança vai desenhar livremente ou receber moldes vazados para concluir sua peça. O professor deve passar um verniz após a secagem e fazer uma bela exposição de todo trabalho, as crianças podem contar para outras crianças, passo a passo das atividades.
Projeto: Aprendendo com a Vovó EMEF: Itaparica fotos 2008
Aqui as crianças do infantil, grupo 5 da EMEF ITAPARICA são oportunizadas a participarem da construção do seu Tangram.
TANGRAM
Tangram é um quebra-cabeça chinês formado por 7 peças (5 triângulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo)
Com essas peças podemos formar várias figuras,
utilizando todas elas e sem sobrepô-las.
Segundo a Enciclopédia do Tangram é possível montar mais de 1700 figuras com as 7 peças.
Esse quebra-cabeça, também conhecido como jogo das sete peças, é utilizado pelos professores de matemática como instrumento facilitador da compreensão das formas geométricas. Além de facilitar o estudo da geometria, ele desenvolve a criatividade e o raciocínio lógico, que também são fundamentais para o estudo da matemática. Existem várias lendas sobre o surgimento do Tangram. Diz algumas escrituras que: uma pedra preciosa se desfez em sete pedaços e com eles era possível formar várias formas (animais, plantas, pessoas) outra diz que um imperador deixou o seu espelho cair, e esse se desfez em 7 pedaços que poderiam ser usados para formar várias figuras. A verdade é que não se sabe ao certo como surgiu o Tangram.
sexta-feira, 5 de junho de 2009
As crianças chamam a atençao da comunidade sobre as questoes ambientais e luta contra a dengue
Todo mundo sabe que qualquer criança adora um faz-de-conta e nada melhor que uma senhora alegre e simpática para trabalhar todo os conteúdos propostos.
Após a segunda semana de aula, a professora se transformou em uma vovó, mas não uma vovó qualquer!Ela setransformou em uma vovó dessas que todos gostariam de ter. Chegou na sala dizendo:
- Bom-dia criançada! Sou a Vovó e vim contar uma bela história para vocês! Só que não há desenhos aqui, então vocês terão que imaginar!
Depois da história ganhou um nome: Vovó Maria. Acho que foi devido à história que contou cujo título era “O macaco e a Velha”. Uma história bem antiga contada pelo pai da professora quando ela era criança... Foi só relembrar e mudar o final.
A idéia do projeto surgiu devido a necessidade de sistematizar o trabalho em sala e dar mais significado as produções das crianças.
O grande barato é participar desse universo, pois para as crianças a vovó Maria é um grande momento! E com a vovó foram fazendo suas descobertas . Por exemplo, aprenderam as fases da vida pois a vovó levou suas fotos e conversou sobre as transformações que ocorrem na vida de todos nós, seres humanos. Discutimos sobre as diferenças e o respeito ao idoso, cuidados que devemos ter com os animais, participaram da luta contra a dengue e da importância de preservar o ambiente em que vivemos começando do próprio corpo e se estendendo a casa , escola , comunidade, no sítio daVovó observamos os meios de transporte por ela utilizados, e a como era feita sua comunicação pra transportar seus frutos até a cidade além de aprenderem a reutilizar materiais que prejudicam o meio ambiente.Para as crianças a vovóera real e não era a professora. Eu dizia:
- Crianças eu encontrei a vovó e ela mandou uma tarefa para vocês. Eu acho que ninguém vai conseguir fazê-la!
Está lançado o desafio! E as crianças sempre perguntando quando a Vovó Maria iria voltar...Até o vigia da escola foi indicado para ser o marido da vovó! E assim a vovó foi contando e recontando suas histórias...
Em tudo ela sempre estava presente:
·Caderno volante de leitura em família com “Contos e mais contos da Vovó!”
·Adivinhas da vovó: ela manda para a professora para ver quem consegue adivinhar – reunimos tudo num livro no final do ano.
·Alfabeto da Vovó: um rap muito legal e engraçado que as crianças não esquecem, pois a vovó pode aparecer a qualquer momento para saber quem já aprendeu.
·Aula do Amor da Vovó: as crianças ouvem uma música clássica para relaxar enquanto fazem massagens na cabeça do colega - técnica que deu certo e foi sugerida pelo psicólogo Ricardo desde o ano passado, e agora com a Vovó Maria está melhor ainda.
·Parlendas da Vovó Maria, que ela aprendeu enquanto criança, e suas histórias... sem contar com a grande festa do Cantinho da Roça, o caderno de receitas da mamãe, o bazar da alegria e tantos outros momentos...
Agora a vovó se despede com alegria, homenageando uma vovó de verdade que também se chama Maria, e aceitou gentilmente o convite para ser a capa do nosso projeto “Aprendendo com a Vovó.
Penso que este trabalho contribuiu de forma positiva alcançando boa parte dos objetivos propostos da educação infantil na busca constante da construção da identidade e autonomia e da formação social e pessoal da criança.
Vovó Maria foi aos poucos conquistando a criançada!